Este espaço é destinado aos membros das Comissões de Formatura das turmas do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM, devidamente cadastradas junto à Secretaria Geral.


A criação da comissão de formatura da turma é de extrema importância, pois é essa equipe que irá conduzir todos os processos de contatos com empresas credenciadas junto ao UNIPAM para análises de orçamentos, obtenção de informações sobre eventos, assinaturas de contratos, participação de reuniões com a Secretaria Geral do UNIPAM, etc.


A escolha da comissão de formatura de cada turma deve ocorrer por meio de eleição, mediante convocação prévia, com a presença da maioria ou, preferencialmente, de todos os alunos da turma, devendo haver registro em Ata que aprove a escolha e a nomeação da comissão de formatura eleita.


Caso sua turma ainda não possua comissão de formatura, sugerimos que cumpra com os procedimentos de escolha (eleição) e procure a Secretaria Geral do UNIPAM para a realização do cadastro da comissão de formatura eleita.


Abaixo, serão disponibilizadas diversas informações importantes das Comissões de Formatura, tais como os dados cadastrais das comissões já em funcionamento, os contatos dos membros das comissões, as empresas escolhidas por cada turma para a prestação dos serviços de formatura.






Roteiro da Cerimônia de Colação de Grau

Cada comissão de formatura/turma receberá um arquivo (impresso) chamado Roteiro da Cerimônia de Colação de Grau. Esse documento deve ser lido e preenchido atentamente com os demais alunos da turma. Após feitas as escolhas/votações e preenchimento, o documento (“Roteiro”) deve ser devolvido à Secretaria Geral do UNIPAM, até o dia 19/06/2020 (por email, para formaturas@unipam.edu.br) para fins de preparação da Cerimônia de Colação de Grau.

As comissões de formatura, ao se reunirem com os demais formandos da turma, devem realizar as seguintes escolhas:


O(a) Paraninfo(a) pode ser professor(a) ou profissional da área do curso. Se na mesma cerimônia/noite houver a formatura de duas ou mais turmas de um mesmo curso, apenas um(a) paraninfo(a) poderá fazer o discurso, sendo dada preferência àquele(a) que não pertença ou que já pertenceu ao corpo docente do UNIPAM. Ainda nesta situação, se os(as) paraninfos(as) das turmas de um mesmo curso forem docentes ou ex-docentes do UNIPAM, realizar-se-á um sorteio como critério de escolha para quem fará o discurso;

A turma deverá escolher um Padrinho ou Madrinha, que deve ser professor(a) da turma/curso;

  • Os(As) homenageados(as) devem ser 02 (dois/duas) professores(as) da turma/curso;
  • Caso prefira, a turma poderá escolher 01 (um/uma) professor(a) e 01 (um/uma) funcionário(a) homenageado(a);

Um dos professores escolhidos como homenageados (conforme subitem “c”, do Item “3” deste manual) deverá ser indicado como Nome da Turma. Os casos excepcionais (como escolha de nomes de alunos/ex-alunos “in memorian”) para dar nome à turma, deverão ser submetidos previamente à Secretaria Geral do UNIPAM para análise e deferimento.

Deverá ser escolhido(a) 01 (um/uma) orador(a) por curso (aluno/a que lê o discurso). Caso haja colação de grau de mais de uma turma, do mesmo curso, na mesma noite, deverá haver um sorteio entre as turmas para a escolha do(a) orador(a). Esse(a) aluno(a) deve estar regularmente matriculado(a) e não deve estar fazendo colação de grau simbólica.

Deverá ser escolhido(a) 01 (um/uma) juramentista por curso (aluno que lê o juramento). Caso haja colação de grau de mais de uma turma, do mesmo curso, na mesma noite, deverá haver um sorteio entre as turmas para a escolha do(a) Juramentista. Esse(a) aluno(a) deve estar regularmente matriculado(a) e não deve estar fazendo colação de grau simbólica.

Cada turma deverá escolher 01 (um/uma) aluno(a) para receber a outorga de grau na Cerimônia de Colação de Grau. Esse(a) aluno(a) deve estar regularmente matriculado(a) e não deve estar fazendo colação de grau simbólica.

Cada turma deverá escolher 05 (cinco) alunos(as) para fazerem as entregas das homenagens durante a cerimônia de colação de grau. Salientamos que a aquisição das homenagens a serem entregues (placas, troféus ou outros) é de inteira responsabilidade da Comissão de Formatura/Turma. Os(As) alunos(as) que farão essa homenagem devem estar regularmente matriculados(as) e não devem estar fazendo colação de grau simbólica.

As turmas que colarem grau, na mesma noite, deverão escolher, conjuntamente (podendo ser mediante sorteio ou indicação), 04 (quatro) alunos(as) para a entrada das bandeiras (do Brasil, de Minas Gerais, de Patos de Minas e do UNIPAM), indicando em seguida o resultado das escolhas à Secretaria Geral do UNIPAM. Observar que não são 04 (quatro) alunos da mesma turma, e sim 04 (quatro) alunos escolhidos entre as turmas que colarem grau na mesma data/cerimônia. O(a) aluno(a) escolhido(a) não deve estar fazendo colação de grau simbólica.

2) O documento intitulado “Roteiro da Cerimônia de Colação de Grau” (entregue ao presidente da Comissão de Formatura, na reunião promovida pela Secretaria Geral do UNIPAM, no dia 19/03/2020, 5ª feira, às 19h, no Auditório do Bloco N) é um documento padronizado e atende normas de cerimonial. Por esse motivo, sua estrutura NÃO PODERÁ SER MODIFICADA (como alterações nas nomenclaturas, ordem, sequência, quantidades de professores, formandos, inclusão ou exclusão de itens).


Modalidades de Colação de Grau

Colação de Grau Oficial


Para participação na Cerimônia de Colação de Grau Oficial (solenidade da turma, conforme dia/horário/local divulgados neste site, que ocorrerão em dezembro/2020 e janeiro/2021) não é necessário protocolar pedido.

Ao concluir o curso de graduação (e cumprir todos os pré-requisitos para formação, sem qualquer tipo de pendência ou restrição), o nome do aluno será incluído automaticamente, pela Secretaria Acadêmica do UNIPAM, na Ata/Lista de formandos aptos para a colação de grau.

Salientamos que nenhum aluno é obrigado a participar de todas as festividades da formatura (baile, missa, culto, aula da saudade, festa de 100 dias...). A participação nesses eventos e a assinatura de contratos é individual e facultativa. Ao aluno que optar apenas pela colação de grau, não poderá ser cobrado nenhum valor pela participação nesse evento (a colação de grau é GRATUITA para todos os alunos do UNIPAM).

No entanto, devemos relembrar que a obtenção do benefício da gratuidade na colação de grau (incluído o fornecimento de beca, capelo, canudo e faixa) está condicionada à ASSINATURA DE CONTRATO entre cada aluno e as empresas de Fotografia e Filmagem parceiras do UNIPAM:

  • Status Organização Fotográfica LTDA ME;
  • Studio RJ Formaturas LTDA;
  • Akio Formaturas Organizações Fotográficas EIRELI;
  • Mais Foto M.A.C de Castro EIRELI;
  • M3 Produtora Photo e Vídeo – ME;
  • Vison Color Empreendimentos Fotográficos EIRELI.

Ressaltamos que a assinatura do contrato supramencionado não obriga o aluno à aquisição de fotografias/álbuns, mas dá direito e exclusividade à empresa contratada para o registro de imagens durante a cerimônia de colação de grau da turma.

Todo aluno deve estar ciente que a participação na colação de grau é condição obrigatória para requerer e obter o diploma de conclusão do curso de graduação.

Preparativos e Ensaio dos Formandos

Uma equipe de Cerimonial, contratada pelo UNIPAM, realizará os ensaios visando à preparação dos formandos para participação nas Cerimônias de Colação de Grau. Os ensaios serão agendados pela Secretaria Geral do UNIPAM e as datas/locais/horários dos ensaios serão divulgados para as Comissões de Formatura até o dia 27/11/2020.