Este espaço é destinado aos membros das Comissões de Formatura das turmas do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM, devidamente cadastradas junto à Secretaria-Geral do UNIPAM.


A criação da comissão de formatura da turma é de extrema importância, pois é essa equipe que irá conduzir todos os processos de contatos com empresas credenciadas junto ao UNIPAM para análises de orçamentos, obtenção de informações sobre eventos, assinaturas de contratos, participação de reuniões com a Secretaria Geral do UNIPAM, etc.


A escolha da comissão de formatura de cada turma deve ocorrer por meio de eleição, mediante convocação prévia, com a presença da maioria ou, preferencialmente, de todos os alunos da turma, devendo haver registro em Ata que aprove a escolha e a nomeação da comissão de formatura eleita.

Caso sua turma ainda não possua comissão de formatura, solicitamos que cumpra com os procedimentos de escolha (eleição) e procure a Secretaria-Geral do UNIPAM para a realização do cadastro da comissão de formatura eleita.

Após realização da eleição, a comissão de formatura da turma deverá encaminhar um e-mail para a Secretaria-Geral do UNIPAM ([email protected]), anexando os seguintes arquivos:

- Cópia da Ata de Eleição da Comissão de Formatura;



- Cópia da Ficha de Cadastro da Comissão de Formatura;



Após o cumprimento destes procedimentos, a Secretaria-Geral do UNIPAM fará a confirmação do cadastro.

À seguir, apresentaremos as atribuições e responsabilidades dos membros das Comissões de Formatura das turmas do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM:

1. Coordenar todas as atividades da Comissão de Formatura da Turma, fazendo-a reunir-se semestralmente em caráter ordinário ou em caráter extraordinário, quantas vezes julgar necessário;

2. Convocar, por meio de e-mail ou aplicativos de mensagens, os demais membros da Comissão de Formatura da Turma e presidir as sessões;

3. Determinar a lavratura de ata de todas as reuniões, em livro próprio, datadas e numeradas e assinadas por todos os presentes, e solicitar as providências ao que for deliberado nas reuniões;

4. Designar, solicitar, orientar e acompanhar todos os demais membros, em relação às suas respectivas responsabilidades e objetivos;

5. Traçar um cronograma de tarefas com os demais membros da Comissão de Formatura da Turma, estabelecendo prazos e datas das reuniões e encaminhamento de documentos;

6. Assinar, juntamente com o Vice-Presidente e o Tesoureiro, as aplicações, quaisquer movimentações efetuadas referentes aos recursos numerários mantidos em conta de qualquer espécie, seja ela de poupança ou conta corrente;

7. Assinar, juntamente com o Secretário, as correspondências emitidas em nome da Comissão de Formatura da Turma;

8. Propor a exclusão de qualquer membro da Comissão de Formatura da Turma que não esteja desenvolvendo suas atribuições, ouvidos os demais membros da Comissão, propondo um substituto em reunião com toda a turma, mediante votação;

9. Esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas aos objetivos da Comissão de Formatura da Turma, ouvido os demais membros.

1. Trabalhar em conjunto com o presidente e substituí-lo em suas faltas e impedimentos;

2. Auxiliar o presidente sempre que solicitado, em especial na divulgação dos planos e programação da Comissão de Formatura da Turma, buscando orientações e colaborações subsidiárias para o aprimoramento da Comissão;

3. Assinar, juntamente com o Presidente e o Tesoureiro, as aplicações, quaisquer movimentações efetuadas referentes aos recursos numerários mantidos em conta de qualquer espécie, seja ela de poupança ou conta corrente.

1. Fiscalizar a cobrança das contribuições, mantendo arquivados os documentos (tais como Contratos, Recibos, Notas Fiscais etc), bem como administrar, em conjunto com o presidente, as aplicações dos recursos numerários em contas aprovadas pela Comissão de Formatura da Turma, objetivando o aumento e o aproveitamento dos recursos numerários oriundos das contribuições dos formandos;

2. Assinar, juntamente com o Presidente e o Vice-Presidente as aplicações, quaisquer movimentações efetuadas referentes aos recursos numerários mantidos em conta de qualquer espécie, seja ela de poupança ou conta corrente.

3. Elaborar, periodicamente, o demonstrativo dos resultados e a prestação de contas das ações da Comissão de Formatura da Turma.

1. Assessorar as reuniões da Comissão de Formatura da Turma, cumprindo com as mais diversas tarefas – tais como lavrar atas, numerando-as e datando-as, relatando todos os acontecimentos e sugestões, bem como o nome do membro que as sugeriu. No caso de votação aberta, constar o nome de cada membro da Comissão de Formatura da Turma com o seu respectivo voto;

2. Fazer constar em ata os nomes dos membros presentes à reunião, dos ausentes e as justificativas, quando houver;

3. Acompanhar os trabalhos da Comissão de Formatura da Turma, bem como elaborar relatórios referentes às atividades desenvolvidas;

4. Convocar os membros da Comissão da Formatura da Turma para as reuniões, ou outras atividades, por solicitação do presidente, fazendo a reserva de locais para a realização das mesmas;

5. Elaborar, de forma clara, todas as correspondências da Comissão de Formatura da Turma, bem como manter arquivadas, de forma organizada todas as cópias das correspondências emitidas e recebidas.


Poderá ser desligado da Comissão de Formatura da Turma o membro que se ausentar em 3 (três) reuniões consecutivas ou 5 (cinco) alternadas, sem justificativas anteriores e expressas.

Caso sua turma ainda não possua comissão de formatura, solicitamos que cumpra com os procedimentos de escolha (eleição) e procure a Secretaria-Geral do UNIPAM para a realização do cadastro da comissão de formatura eleita.






Roteiro da Cerimônia de Colação de Grau do UNIPAM / Formatura do Colégio Universitário

Cada comissão de formatura/turma receberá um arquivo (impresso) chamado Resumo do Roteiro da Cerimônia de Colação de Grau do UNIPAM ou de Formatura do Colégio Universitário. Esse documento deve ser lido e preenchido atentamente com os demais alunos da turma. Após feitas as escolhas/votações e o preenchimento, o documento deve ser devolvido, por e-mail (para [email protected]), à Secretaria-Geral do UNIPAM para fins de preparação da Cerimônia.

As comissões de formatura, ao se reunirem com os demais formandos da turma, devem realizar as seguintes escolhas:


O(a) Paraninfo(a) pode ser professor(a) ou profissional da área do curso. Se na mesma cerimônia/noite houver a formatura de duas ou mais turmas de um mesmo curso, apenas um(a) paraninfo(a) poderá fazer o discurso, sendo dada preferência àquele(a) que não pertença ou que já pertenceu ao corpo docente do UNIPAM. Ainda nesta situação, se os(as) paraninfos(as) das turmas de um mesmo curso forem docentes ou ex-docentes do UNIPAM, realizar-se-á um sorteio como critério de escolha para quem fará o discurso.

A turma deverá escolher um Padrinho ou Madrinha, que deve ser professor(a) da turma/curso.

  • - Cada turma poderá escolher um(a) professor(a) para ser homenageado(a).
  • - Caso prefira, em vez de homenagear um(a) professor(a), a turma poderá homenagear um(a) funcionário(a) do corpo técnico-administrativo.

  • - Cada turma poderá escolher um(a) professor(a) que dará nome à turma.
  • - Esse professor deverá estar lecionando ou ter lecionado na turma e, obrigatoriamente, ter vínculo com o UNIPAM ou Colégio Universitário.

Os casos excepcionais (como escolha de nomes de alunos/ex-alunos “in memorian” para dar nome à turma), deverão ser submetidos previamente à Secretaria Geral do UNIPAM para análise e deferimento.

Deverá ser escolhido(a) 01 (um/uma) orador(a) por curso (aluno/a que lê o discurso). Caso haja colação de grau de mais de uma turma, do mesmo curso, na mesma noite, deverá haver um sorteio entre as turmas para a escolha do(a) orador(a). Esse(a) aluno(a) deve estar regularmente matriculado(a) e não deve estar fazendo colação de grau simbólica.

Deverá ser escolhido(a) 01 (um/uma) juramentista por curso (aluno que lê o juramento). Caso haja colação de grau de mais de uma turma, do mesmo curso, na mesma noite, deverá haver um sorteio entre as turmas para a escolha do(a) juramentista. Esse(a) aluno(a) deve estar regularmente matriculado(a) e não deve estar fazendo colação de grau simbólica.

Cada turma deverá escolher 01 (um/uma) aluno(a) para receber a outorga de grau na Cerimônia de Colação de Grau. Esse(a) aluno(a) deve estar regularmente matriculado(a) e não deve estar fazendo colação de grau simbólica.

Cada turma deverá escolher 05 (cinco) alunos(as) para fazerem as entregas das homenagens durante a cerimônia de Colação de grau/Formatura. Salientamos que a aquisição das homenagens a serem entregues (placas, troféus ou outros) é de inteira responsabilidade da Comissão de Formatura/Turma. Os(As) alunos(as) que farão essa homenagem devem estar regularmente matriculados(as) e não devem estar fazendo colação de grau simbólica.


As 05 (cinco) homenagens a serem entregues na cerimônia são destinadas para:

  • Uma para a coordenação de curso;
  • Uma para o(a) paraninfo(a);
  • Uma para o padrinho (ou para a madrinha);
  • Uma para o(a) professor(a) homenageado(a);
  • Uma para o(a) professor(a) que dá nome à turma;

As turmas que colarem grau, na mesma noite, deverão escolher, conjuntamente (podendo ser mediante sorteio ou indicação), 05 (cinco) alunos(as) para a entrada das bandeiras (do Brasil, de Minas Gerais, de Patos de Minas, da FEPAM e do UNIPAM), indicando em seguida o resultado das escolhas à Secretaria Geral do UNIPAM. Observar que não são 05 (cinco) alunos da mesma turma, e sim 05 (cinco) alunos escolhidos entre as turmas que colarem grau na mesma data/cerimônia. Além destes alunos, deve ser indicado o nome de 01 (um) aluno para a entrada com a bandeira do curso. Caso haja mais de uma turma do mesmo curso colando grau na mesma cerimônia, a escolha deverá ocorrer entre as turmas por meio de sorteio ou indicação. O(a) aluno(a) escolhido(a) não deve estar fazendo colação de grau simbólica.

O documento intitulado “Roteiro da Cerimônia de Colação de Grau” (entregue ao presidente da Comissão de Formatura, na reunião promovida pela Secretaria Geral do UNIPAM), é um documento padronizado e atende normas de cerimonial. Por esse motivo, sua estrutura NÃO PODERÁ SER MODIFICADA (como alterações nas nomenclaturas, ordem, sequência, quantidades de professores, formandos, inclusão ou exclusão de itens).


Colação de Grau Oficial

Colação de Grau Oficial


Para participação na Cerimônia de Colação de Grau Oficial (solenidade da turma, conforme dia/horário/local divulgados neste site, que ocorrerão nos meses de julho, dezembro e janeiro) NÃO É NECESSÁRIO PROTOCOLAR PEDIDO.

Ao concluir o curso de graduação (e cumprir todos os pré-requisitos para formação, sem qualquer tipo de pendência ou restrição),O NOME DO ALUNO SERÁ INCLUÍDO AUTOMATICAMENTE, pela Secretaria Acadêmica do UNIPAM, na Ata/Lista de formandos aptos para a colação de grau. Assim, PARA ESTA MODALIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU, NÃO É NECESSÁRIO NENHUM TIPO DE SOLICITAÇÃO OU PROTOCOLO JUNTO À SECRETARIA ACADÊMICA DO UNIPAM.

Salientamos que nenhum aluno é obrigado a participar de todas as festividades da formatura (baile, missa, culto, aula da saudade, festa de 100 dias...). A participação nesses eventos e a assinatura de contratos é individual e facultativa. Ao aluno que optar apenas pela colação de grau, não poderá ser cobrado nenhum valor pela participação nesse evento (a colação de grau é GRATUITA para todos os alunos do UNIPAM).

No entanto, devemos relembrar que a obtenção do benefício da gratuidade na colação de grau (incluído o fornecimento de beca, capelo, canudo e faixa) está condicionada à ASSINATURA DE CONTRATO entre cada aluno e as empresas de Fotografia e Filmagem parceiras do UNIPAM, que podem ser consultadas neste site. Basta clicar em EMPRESAS.

Ressaltamos que a assinatura do contrato supramencionado não obriga o aluno à aquisição de fotografias/álbuns, mas dá direito e exclusividade à empresa contratada para o registro de imagens durante a cerimônia de colação de grau da turma.

Todo aluno deve estar ciente que a participação na colação de grau é condição obrigatória para requerer e obter o diploma de conclusão do curso de graduação.

Preparativos e Ensaio dos Formandos

Uma equipe de Cerimonial, contratada pelo UNIPAM, realizará os ensaios visando à preparação dos formandos para a participação nas Cerimônias de Colação de Grau. Os ensaios serão realizados no Centro de Convenções e Eventos – CCE/UNIPAM, nos seguintes dias e horários:

DATA E HORÁRIO DO ENSAIO DIA DA SEMANA DO ENSAIO CURSO(S)/TURMA(S)
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Tamanho do texto

Comandos de acessibilidade