Este espaço é destinado aos alunos do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM, formandos 2020/2021.


É importante que o aluno saiba que a formatura significa todos os eventos que simbolizam – de forma festiva ou oficial – a conclusão de seu curso de graduação no UNIPAM.


São exemplos desses eventos a Sessão de Fotografias, a Aula da Saudade, a Colação de Grau, o Culto Ecumênico e o Baile de Formatura, por exemplo. Dentre os eventos citados, apenas a Colação de Grau é condição obrigatória para a conclusão do curso superior e obtenção do diploma de graduação. Os demais eventos são facultativos e dependem da organização e da atuação da comissão de formatura de cada turma para a sua realização.


Abaixo, há um menu com itens onde disponibilizaremos diversas informações importantes para os alunos, tais como as datas das colação de grau, as formas de contratações de empresas credenciadas, os direitos e as obrigações de cada um, a participação nas homenagens, as modalidades de colação de grau, as formas de participação, etc.


Colação de Grau

A Colação de Grau é um ato oficial, público e obrigatório aos formandos e, como tal, integra as atividades e as festividades de formatura de todos os cursos e do calendário de eventos do UNIPAM.

A Colação de Grau pode ser chamada de Outorga de Grau e no mundo ocidental é uma das mais importantes e tradicionais cerimônias acadêmicas. Por se tratar de um ato oficial, existe um protocolo formal a ser seguido, exigindo-se também um planejamento adequado pela comissão de formatura e, em consonância com os gestores educacionais, o atendimento de um conjunto de normas e regulamentações.

A cerimônia é realizada em sessão solene e pública, outorgando o grau de Bacharel, Licenciado ou Tecnólogo, conforme a proposta legal de oferta do curso escolhido pelo formando.

A emissão do Diploma somente acontece após a Colação de Grau e segue normas específicas da Secretaria Acadêmica e do Estatuto do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.



Serão realizadas 15 (quinze) cerimônias, para promover a colação de grau oficial de 38 (trinta e oito) turmas de 28 (vinte e oito) cursos de graduação do UNIPAM, estimando-se a participação de mais de 1.300 (hum mil e trezentos) formandos e um público de aproximadamente 2.500 (dois mil e quinhentos) convidados por cerimônia/noite.

As datas, horários e local são agendados pela Secretaria Geral e pela Reitoria do UNIPAM, com a participação da Diretoria Executiva da FEPAM e da Coordenação do Centro de Convenções e Eventos - CCE, não podendo sofrer alterações, visando atender o planejamento e a comodidade de alunos, familiares e demais convidados, além da observância às normas de segurança vigentes.

As cerimônias de colação de grau serão realizadas no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM – CCE nos dias, horários e locais divulgados abaixo (Ordem Cronológica):

  1. MEDICINA - Dia 04/12/2020 (Sexta-Feira), no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM
  2. DIREITO (DIURNO) - Dia 16/12/2020 (Quarta-feira), no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM
  3. DIREITO (NOTURNO – TURMAS A/B) - Dia 17/12/2020 (Quinta-Feira), no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM
  4. EDUCAÇÃO FÍSICA e ENFERMAGEM – Dia 04/01/2021 (Segunda-feira), no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM.
  5. PSICOLOGIA e NUTRIÇÃO – Dia 05/01/2021 (Terça-feira), no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM.
  6. FARMÁCIA e FISIOTERAPIA – Dia 06/01/2021 (Quarta-feira), no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM.
  7. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, HISTÓRIA, PEDAGOGIA e LETRAS - Dia 07/01/2021 (Quinta-feira), no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM.
  8. ENGENHARIA CIVIL (DIURNO / NOTURNO), ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA e ENGENHARIA QUÍMICA - Dia 12/01/2021 (Terça-feira), no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM.
  9. ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA e ENGENHARIA MECÂNICA – Dia 13/01/2021 (Quarta-feira), no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM.
  10. CIÊNCIAS CONTÁBEIS (TURMAS A/B) – Dia 19/01/2021 (Terça-feira), no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM.
  11. ADMINISTRAÇÃO (DIURNO / NOTURNO - TURMAS A/B) – Dia 20/01/2021 (Quarta-feira), no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM.
  12. ARQUITETURA E URBANISMO (DIURNO / NOTURNO), CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL / GESTÃO FINANCEIRA / GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – Dia 21/01/2021 (Quinta-feira), no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM.
  13. AGRONOMIA (DIURNO / NOTURNO - TURMAS A/B) – Dia 26/01/2021 (Terça-feira), no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM.
  14. MEDICINA VETERINÁRIA (DIURNO E NOTURNO) e ZOOTECNIA – Dia 27/01/2021 (Quarta-feira), no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM.
  15. PUBLICIDADE E PROPAGANDA, JORNALISMO e SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – Dia 28/01/2021 (Quinta-feira), no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM.

Roteiro da Cerimônia de Colação de Grau

Cada comissão de formatura/turma receberá um arquivo (impresso) chamado Roteiro da Cerimônia de Colação de Grau. Esse documento deve ser lido e preenchido atentamente com os demais alunos da turma. Após feitas as escolhas/votações e preenchimento, o documento (“Roteiro”) deve ser devolvido à Secretaria Geral do UNIPAM, até o dia 19/06/2020 (por email, para formaturas@unipam.edu.br) para fins de preparação da Cerimônia de Colação de Grau.

As comissões de formatura, ao se reunirem com os demais formandos da turma, devem realizar as seguintes escolhas:


O(a) Paraninfo(a) pode ser professor(a) ou profissional da área do curso. Se na mesma cerimônia/noite houver a formatura de duas ou mais turmas de um mesmo curso, apenas um(a) paraninfo(a) poderá fazer o discurso, sendo dada preferência àquele(a) que não pertença ou que já pertenceu ao corpo docente do UNIPAM. Ainda nesta situação, se os(as) paraninfos(as) das turmas de um mesmo curso forem docentes ou ex-docentes do UNIPAM, realizar-se-á um sorteio como critério de escolha para quem fará o discurso;

A turma deverá escolher um Padrinho ou Madrinha, que deve ser professor(a) da turma/curso;

  • Os(As) homenageados(as) devem ser 02 (dois/duas) professores(as) da turma/curso;
  • Caso prefira, a turma poderá escolher 01 (um/uma) professor(a) e 01 (um/uma) funcionário(a) homenageado(a);

Um dos professores escolhidos como homenageados (conforme subitem “c”, do Item “3” deste manual) deverá ser indicado como Nome da Turma. Os casos excepcionais (como escolha de nomes de alunos/ex-alunos “in memorian”) para dar nome à turma, deverão ser submetidos previamente à Secretaria Geral do UNIPAM para análise e deferimento.

Deverá ser escolhido(a) 01 (um/uma) orador(a) por curso (aluno/a que lê o discurso). Caso haja colação de grau de mais de uma turma, do mesmo curso, na mesma noite, deverá haver um sorteio entre as turmas para a escolha do(a) orador(a). Esse(a) aluno(a) deve estar regularmente matriculado(a) e não deve estar fazendo colação de grau simbólica.

Deverá ser escolhido(a) 01 (um/uma) juramentista por curso (aluno que lê o juramento). Caso haja colação de grau de mais de uma turma, do mesmo curso, na mesma noite, deverá haver um sorteio entre as turmas para a escolha do(a) Juramentista. Esse(a) aluno(a) deve estar regularmente matriculado(a) e não deve estar fazendo colação de grau simbólica.

Cada turma deverá escolher 01 (um/uma) aluno(a) para receber a outorga de grau na Cerimônia de Colação de Grau. Esse(a) aluno(a) deve estar regularmente matriculado(a) e não deve estar fazendo colação de grau simbólica.

Cada turma deverá escolher 05 (cinco) alunos(as) para fazerem as entregas das homenagens durante a cerimônia de colação de grau. Salientamos que a aquisição das homenagens a serem entregues (placas, troféus ou outros) é de inteira responsabilidade da Comissão de Formatura/Turma. Os(As) alunos(as) que farão essa homenagem devem estar regularmente matriculados(as) e não devem estar fazendo colação de grau simbólica.

As turmas que colarem grau, na mesma noite, deverão escolher, conjuntamente (podendo ser mediante sorteio ou indicação), 04 (quatro) alunos(as) para a entrada das bandeiras (do Brasil, de Minas Gerais, de Patos de Minas e do UNIPAM), indicando em seguida o resultado das escolhas à Secretaria Geral do UNIPAM. Observar que não são 04 (quatro) alunos da mesma turma, e sim 04 (quatro) alunos escolhidos entre as turmas que colarem grau na mesma data/cerimônia. O(a) aluno(a) escolhido(a) não deve estar fazendo colação de grau simbólica.

2) O documento intitulado “Roteiro da Cerimônia de Colação de Grau” (entregue ao presidente da Comissão de Formatura, na reunião promovida pela Secretaria Geral do UNIPAM, no dia 19/03/2020, 5ª feira, às 19h, no Auditório do Bloco N) é um documento padronizado e atende normas de cerimonial. Por esse motivo, sua estrutura NÃO PODERÁ SER MODIFICADA (como alterações nas nomenclaturas, ordem, sequência, quantidades de professores, formandos, inclusão ou exclusão de itens).


Fotografias, Aula da Saudade, Missa, Culto e Baile

À seguir, apresentaremos informações sobre as datas, os horários e os locais das fotografias das turmas, e sobre a preparação, a organização, o agendamento e o custeio da Aula da Saudade, da Missa, do Culto e do Baile.

As fotografias dos formandos das turmas (para fins de confecção de convites de luxo ou simples e, também, das placas), quando realizadas nas dependências do UNIPAM, deverão ocorrer obrigatoriamente na PRÓPRIA SALA DE AULA DA TURMA, no HORÁRIO DE AULA, não sendo permitido ocupar outros espaços (como salas de aula ao lado e/ou corredores).

A data, o horário e o local da fotografia da turma devem ser agendados pela Comissão de Formatura da Turma, diretamente com a empresa de fotografia contratada, devendo ser uma das que são credenciadas e possuem contrato de parceria com o UNIPAM/FEPAM:

  • Status Organização Fotográfica LTDA ME;
  • Studio RJ Formaturas LTDA;
  • Akio Formaturas Organizações Fotográficas EIRELI;
  • Mais Foto M.A.C de Castro EIRELI;
  • M3 Produtora Photo e Vídeo – ME;
  • Vison Color Empreendimentos Fotográficos EIRELI.

Após agendamento, a Comissão de Formatura deverá enviar email à Secretaria Geral do UNIPAM (formaturas@unipam.edu.br). As sessões de fotografias deverão ocorrer, impreterivelmente, até o dia 26/06/2020.

A preparação, a organização, o agendamento e o custeio da Aula da Saudade, da Missa, do Culto e do Baile (e de outras festas da turma) são de responsabilidade exclusiva dos alunos/comissões de formatura e empresas de formaturas contratadas, não havendo nenhuma contrapartida/participação por parte da FEPAM/UNIPAM.

A Aula da Saudade deve ser realizada, preferencialmente, no campus, na própria sala de aula, no horário de aula da turma, respeitando o calendário acadêmico do UNIPAM. Nesse sentido, todas as aulas da saudade deverão ocorrer entre os dias 07 e 10/12/2020.

ATENÇÃO! A Comissão de Formatura deverá solicitar à Coordenação de Curso uma autorização prévia para a realização desse evento (Aula da Saudade), que ocorrerá na sala de aula da própria turma, em dia que esteja compreendido no período/semana informado no parágrafo anterior.

Esse período deve ser rigorosamente respeitado, visando ao cumprimento das atividades acadêmicas planejadas pela Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão e pela Diretoria de Graduação (tais como Semana de Provas Colegiadas, apresentação de Trabalhos de PI e Semana da AVIN).

Após escolha da data da aula da saudade, pela turma, a Comissão de Formatura deverá (nessa ordem):

  1. Comunicar a escolha da data/horário à Coordenação de Curso, para autorização;
  2. Enviar email, após autorização da Coordenação de Curso, à Secretaria Geral do UNIPAM (formaturas@unipam.edu.br), informando sobre a data/horário escolhido e confirmando a autorização dada pela Coordenação do Curso;
  3. Informar às empresas contratadas pela turma sobre a aula da saudade, para fins de planejamento/organização do evento (se for o caso).

Importante :
Os serviços oferecidos e custeados pelo UNIPAM, nas Cerimônias de Colação de Grau, estão descritos na Portaria FEPAM N. 277/2014 (anexa neste site). Todos os alunos e convidados devem observar as orientações quanto ao uso de instrumentos sonoros no dia da colação de grau, conforme Portaria UNIPAM N. 2.536/2019 (anexa neste site). Salientamos que o acesso de formandos e convidados ao local do evento (colação de grau), portando um dos instrumentos/materiais descritos na Portaria N. 2.536/2019 implica a proibição de participação na cerimônia, ressaltando-se que haverá verificação por uma equipe de seguranças do UNIPAM.

Convites

O UNIPAM/FEPAM comprará, da gráfica que irá produzir os convites de luxo/semi luxo, 01 (uma) unidade de convite de cada turma, visando o envio e a apresentação aos dirigentes do UNIPAM/FEPAM e demais autoridades.

Assim, pedimos que cada Comissão de Formatura indique qual gráfica foi contratada para a confecção dos convites, até o dia 19/06/2020, por email (formaturas@unipam.edu.br), para que a Secretaria Geral do UNIPAM possa articular, diretamente com as gráficas, a compra e o pagamento do convite.

Importante:

Todas as turmas/comissões de formatura, antes de enviar arquivo para a gráfica, deverão encaminhar o texto coletivo (sem as mensagens individuais) do convite (luxo/semi luxo) à Secretaria Geral do UNIPAM para fins de revisão e de aprovação do texto. As comissões de formatura deverão enviar os textos para revisão/aprovação até o dia 19/06/2020, por email (formaturas@unipam.edu.br), ressaltando-se a importância de cumprimento desse prazo para viabilização da entrega dos convites prontos aos formandos, pelas gráficas, até o mês de Novembro/2020.

A Secretaria Geral do UNIPAM providenciará a revisão dos convites e a devolução aos alunos (com aprovação ou pedido de correção) para posterior envio às gráficas, pela Comissão de Formatura da Turma. Os convites deverão conter, obrigatoriamente, os seguintes nomes, nesta ordem:

FEPAM
Presidente da FEPAM
Sr. Paulo Vinícius Piva Hartmann

Vice Presidente da FEPAM
Dr. Alfredo Jesus Mitio Nakao

UNIPAM
Reitor
Prof. Me Milton Roberto de Castro Teixeira

Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão
Prof. Me. Henrique Carivaldo de Miranda Neto

Pró-Reitor de Planejamento, Administração e Finanças
Prof. Me. Renato Borges Fernandes

Diretora de Graduação
Profa. Dra. Maria Marta do Couto Pereira Rodrigues

Em seguida, colocar (inserindo titulação e nome completo):

  • Coordenador(a) do Curso
  • Paraninfo(a)
  • Professores(as) Homenageados(as)
  • Juramentista – Nome do aluno
  • Outorga de Grau – Nome do aluno

A comissão de formatura poderá consultar a Secretaria do Bloco ou a própria Coordenação de Curso para saber, corretamente, o nome completo e a titulação do(a) coordenador(a) do curso, além dos(as) professores(as) homenageados(as) e Paraninfo(a), antes de finalizar e enviar o texto do convite para revisão.

Simbologia dos Cursos

Cor, Faixa, Pedra e Juramentos.

Os juramentos de cada curso serão incluídos apenas no documento intitulado “Roteiro da Cerimônia de Colação de Grau”, sendo uma cópia impressa desse roteiro entregue ao presidente da Comissão de Formatura de cada turma, para preenchimento. Conforme já mencionado anteriormente, o Roteiro da Cerimônia de Colação de Grau é um documento padronizado, que atende normas de cerimoniais e, dessa forma, não deve ser alterado (deve ser feito apenas o preenchimento das lacunas existentes).

Por tradição, as cores correspondentes aos cursos abaixo discriminados foram adotadas a partir de consultas aos conselhos regionais profissionais e websites de referência em formaturas de estudantes de cursos de graduação.

As cores informadas abaixo são as mesmas que orientam, por exemplo, na definição das faixas (utilizadas com as becas, no dia da colação de grau).

Os tipos de pedras e cores servem apenas como orientação para os(as) formandos(as) que desejarem, por exemplo, encomendar um anel de formatura.

  1. Administração: Grau: Bacharel – Faixa: Azul – Pedra: Safira;
  2. Arquitetura e Urbanismo: Grau: Bacharel – Faixa: Azul – Pedra: Safira Azul;
  3. Agronegócios: Grau: Tecnólogo Superior - Faixa: Azul escuro – Pedra: Safira;
  4. Agronomia: Grau: Engenheiro Agrônomo – Faixa: Azul – Pedra: Safira Azul;
  5. Ciências Biológicas: Grau: Bacharel / Licenciado – Faixa: azul – Pedra: Safira;
  6. Ciências Contábeis: Grau: Bacharel – Faixa: Rosa Claro – Pedra: Turmalina Rosa;
  7. Direito: Grau: Bacharel – Faixa: Vermelha – Pedra: Rubi;
  8. Educação Física: Grau: Bacharel / Licenciado – Faixa: Verde – Pedra: Esmeralda;
  9. Enfermagem: Grau: Enfermeiro – Faixa: Verde escura – Pedra: Esmeralda;
  10. Engenharia Ambiental e Sanitária: Grau: Eng. Ambiental – Faixa: Azul escura – Pedra: Safira Azul;
  11. Engenharia Civil: Grau: Engenheiro Civil – Faixa: Azul escura – Pedra: Safira Azul;
  12. Engenharia de Produção: Faixa: Azul – Pedra: Safira Azul;
  13. Engenharia Elétrica: Grau: Bacharel – Faixa: Azul – Pedra: Safira Azul;
  14. Engenharia Mecânica: Grau: Bacharel – Faixa: Azul – Pedra: Safira Azul;
  15. Engenharia Química: Faixa: Azul – Pedra: Safira Azul;
  16. Farmácia: Grau: Farmacêutico – Faixa: Amarela – Pedra: Topázio;
  17. Fisioterapia: Grau: Fisioterapeuta - Faixa: Verde - Pedra: Esmeralda;
  18. Gestão Comercial: Grau: Tecnólogo Superior - Faixa: Rosa – Pedra: Turmalina Rosa;
  19. Gestão Financeira : Grau: Tecnólogo Superior - Faixa: Azul – Pedra: Lápis-lazuli;
  20. Gestão de Recursos Humanos: Grau: Tecnólogo Superior - Faixa: Azul escura – Pedra: Safira;
  21. História: Grau: Bacharel / Licenciado – Faixa: azul - escuro – Pedra: ametista;
  22. Jornalismo: Grau: Bacharel - Faixa: Vermelha – Pedra: Rubi – Vermelho;
  23. Letras: Grau: Bacharel / Licenciado – Faixa: rosa – Pedra: Ametista;
  24. Medicina: Grau: Médico – Bacharel - Faixa: Verde – Pedra: Esmeralda;
  25. Medicina Veterinária: Grau: Médico Veterinário – Bacharel – Faixa: Verde – Pedra: Esmeralda;
  26. Nutrição: Grau: Nutricionista - Faixa: Verde escura – Pedra: Esmeralda;
  27. Pedagogia: Grau: Licenciado – Faixa: roxa – Pedra: Safira/Ametista;
  28. Psicologia: Grau: Psicólogo – Faixa: Azul Royal – Pedra: Safira Azul;
  29. Publicidade e Propaganda: Grau: Bacharel - Faixa: Amarela – Pedra: Safira Azul;
  30. Sistemas de Informação: Grau: Bacharel – Faixa: Azul – Pedra: Safira;
  31. Zootecnia: Grau: Zootecnista – Faixa: Verde – Pedra: Esmeralda Safira;

Becas, Capelos e Canudos dos Formandos

Informações sobre o fornecimento das Becas,dos Capelos e dos Canudos para os formandos.

As becas/capelos/faixas são indumentárias fornecidas gratuitamente aos formandos, conforme acordo/parceria firmada entre o UNIPAM e as empresas parcerias e credenciadas:

  • Status Organização Fotográfica LTDA ME;
  • Studio RJ Formaturas LTDA;
  • Akio Formaturas Organizações Fotográficas EIRELI;
  • Mais Foto M.A.C de Castro EIRELI;
  • M3 Produtora Photo e Vídeo – ME;
  • Vison Color Empreendimentos Fotográficos EIRELI.

Os canudos também fazem parte da indumentária gratuita e serão entregues a cada aluno (em forma de empréstimo) na Cerimônia de Colação de Grau. As medidas/provas dessas indumentárias, bem como os procedimentos de empréstimo e devolução deverão ser articulados entre cada aluno da turma e a Empresa de Formatura.

Ressaltamos que, no acordo firmado entre o UNIPAM e as empresas credenciadas ficaram definidos os seguintes critérios:

Alunos/Turmas que contrataram a Status Organização Fotográfica LTDA ME:
deverão retirar (emprestadas) suas becas/capelos/faixas, gratuitamente, com o(a) presidente de Comissão de Formatura da sua própria turma, com uma semana de antecedência da realização da Colação de Grau. A devolução da indumentária emprestada deverá ocorrer imediatamente após a Cerimônia de Colação de Grau.

Alunos/Turmas que contrataram a Studio RJ Formaturas LTDA:
deverão retirar (emprestadas) suas becas/capelos/faixas, gratuitamente, no momento da Cerimônia de Colação de Grau. A devolução da indumentária emprestada deverá ocorrer imediatamente após a Cerimônia de Colação de Grau.

Alunos/Turmas que contrataram a Akio Formaturas Organizações Fotográficas EIRELI:
deverão retirar (emprestadas) suas becas/capelos/faixas, gratuitamente, com o(a) presidente de Comissão de Formatura da sua própria turma, com uma semana de antecedência da realização da Colação de Grau. A devolução da indumentária emprestada deverá ocorrer imediatamente após a Cerimônia de Colação de Grau.

Alunos/Turmas que contrataram a Mais Foto M.A.C de Castro EIRELI:
deverão retirar (emprestadas) suas becas/capelos/faixas de acordo com o previsto em contrato assinado com a empresa.

Alunos/Turmas que contrataram a Vison Color Empreendimentos Fotográficos EIRELI:
deverão retirar (emprestadas) suas becas/capelos/faixas, gratuitamente, no momento da Cerimônia de Colação de Grau. A devolução da indumentária emprestada deverá ocorrer imediatamente após a Cerimônia de Colação de Grau.

Alunos/Turmas que contrataram a M3 Produtora Photo e Vídeo – ME:
deverão retirar (emprestadas) suas becas/capelos/faixas, gratuitamente, no momento da Cerimônia de Colação de Grau. A devolução da indumentária emprestada deverá ocorrer imediatamente após a Cerimônia de Colação de Grau.

Importante:
A obtenção do benefício da gratuidade na colação de grau (incluído o fornecimento de beca, capelo, canudo e faixa) está condicionada à assinatura de contrato entre cada turma/aluno e as empresas parceiras do UNIPAM para os serviços de Fotografia e Filmagem. Ressaltamos que o referido contrato não obriga à aquisição de fotografias/álbuns pelo aluno, mas dá direito e exclusividade à empresa contratada no registro de imagens durante a colação de grau da turma.

Indumentárias (Trajes/Cabelo/Maquiagem) para Fotografias e Placas

Os serviços de fotografia e filmagens dos formandos são de inteira responsabilidade da empresa contratada pela turma.

Os serviços de fotografia e filmagens dos formandos são de inteira responsabilidade da empresa contratada pela turma. É de responsabilidade da empresa de Fotografia/Filmagem a confecção e a entrega dos álbuns, conforme acordo/contrato realizado com cada aluno.

As definições de roupas (tipos, cores, formatos), calçados (tipos, cores) bem como maquiagem e tipo de penteado são de inteira responsabilidade das Comissões de Formaturas/Turmas, devendo os alunos decidirem, em comum acordo (realizando votação, se for o caso), observadas as normas básicas de indumentária (como, por exemplo, uso de decotes e cortes adequados, bem como padronização entre todos os alunos, além das cores, que devem estar de acordo com aquela definida para a profissão, conforme listagem constante em simbologia dos cursos.

Também, o formato do estúdio para a sessão de fotografias (assim como os objetos e mobiliários utilizados) é de inteira responsabilidade das turmas, em comum acordo com as empresas contratadas para a sessão de fotografias.

As placas das turmas (com fotografias dos formandos) deverão ser afixadas na parede do Bloco/Edificação onde está situada a sala de aula/curso, devendo-se seguir a mesma sequência das placas afixadas pelos formandos das turmas anteriores. O tamanho estimado da placa é de, aproximadamente, 1,0 m de largura x 0,5 m de altura (podendo sofrer variação de poucos centímetros).

A colocação das placas nas paredes é de inteira responsabilidade de cada Comissão de Formatura/Turma ou das empresas de formatura/fotografia contratadas, não havendo participação do UNIPAM/FEPAM na realização desse serviço.

O descerramento da placa ocorre, tradicionalmente, no dia da Aula da Saudade. Relembramos que todas as aulas da saudade deverão ocorrer entre os dias 07 e 10/12/2020.

Importante:
O UNIPAM não obriga os formandos de seus cursos a adquirirem roupas para a finalidade exclusiva de fotografias das formaturas. Ainda, conforme Portaria FEPAM N. 360/2019, de 04/09/2019, é proibido o comércio de produtos e serviços no campus (exemplo: lojas de tecidos ou profissionais de moda, de salões de beleza, maquiagem e similares). Da mesma forma, a Secretaria Geral do UNIPAM/FEPAM não fornecerá aos prestadores de serviços externos dados dos alunos (tais como planilhas com nomes, telefones, e-mails e endereços).

Acesso de Formandos e de Convidados / Estacionamento

No dia da colação de grau poderão ser utilizados os estacionamentos do Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM.

No dia da colação de grau poderão ser utilizados os estacionamentos do Centro de Convenções e Eventos, observando-se que há 890 (oitocentas e noventa) vagas para carros e 191 (cento e noventa e uma) vagas para motocicletas.

O Centro de Convenções e Eventos – CCE do UNIPAM está situado na Rodovia MGC-354, Km 171 – Entroncamento com a Rodovia Patos/Sumaré – S/N, Km 0 – Zona Rural – Patos de Minas (atrás do Batalhão da 10ª CIA da Polícia Militar de Minas Gerais).

O acesso ao local do evento é aberto à toda a comunidade, observada a capacidade de público para cada noite de evento e as normas contidas na Portaria N. 2.673/2020 (que proíbe o uso de trajes impróprios pelos convidados e a reserva de cadeiras e lugares no salão/auditório do CCE).

Acessar CCE



Modalidades de Colação de Grau

Colação de Grau Oficial


Para participação na Cerimônia de Colação de Grau Oficial (solenidade da turma, conforme dia/horário/local divulgados neste site, que ocorrerão em dezembro/2020 e janeiro/2021) não é necessário protocolar pedido.

Ao concluir o curso de graduação (e cumprir todos os pré-requisitos para formação, sem qualquer tipo de pendência ou restrição), o nome do aluno será incluído automaticamente, pela Secretaria Acadêmica do UNIPAM, na Ata/Lista de formandos aptos para a colação de grau.

Salientamos que nenhum aluno é obrigado a participar de todas as festividades da formatura (baile, missa, culto, aula da saudade, festa de 100 dias...). A participação nesses eventos e a assinatura de contratos é individual e facultativa. Ao aluno que optar apenas pela colação de grau, não poderá ser cobrado nenhum valor pela participação nesse evento (a colação de grau é GRATUITA para todos os alunos do UNIPAM).

No entanto, devemos relembrar que a obtenção do benefício da gratuidade na colação de grau (incluído o fornecimento de beca, capelo, canudo e faixa) está condicionada à ASSINATURA DE CONTRATO entre cada aluno e as empresas de Fotografia e Filmagem parceiras do UNIPAM:

  • Status Organização Fotográfica LTDA ME;
  • Studio RJ Formaturas LTDA;
  • Akio Formaturas Organizações Fotográficas EIRELI;
  • Mais Foto M.A.C de Castro EIRELI;
  • M3 Produtora Photo e Vídeo – ME;
  • Vison Color Empreendimentos Fotográficos EIRELI.

Ressaltamos que a assinatura do contrato supramencionado não obriga o aluno à aquisição de fotografias/álbuns, mas dá direito e exclusividade à empresa contratada para o registro de imagens durante a cerimônia de colação de grau da turma.

Todo aluno deve estar ciente que a participação na colação de grau é condição obrigatória para requerer e obter o diploma de conclusão do curso de graduação.



Preparativos e Ensaio dos Formandos

Uma equipe de Cerimonial, contratada pelo UNIPAM, realizará os ensaios visando à preparação dos formandos para participação nas Cerimônias de Colação de Grau. Os ensaios serão agendados pela Secretaria Geral do UNIPAM e as datas/locais/horários dos ensaios serão divulgados para as Comissões de Formatura até o dia 27/11/2020.



ANEXOS



Portaria UNIPAM N. 2.536/2019

Regulamenta a entrada de objetos nas Cerimônias de Colação de Grau.

Portaria FEPAM N. 277/2014

Disponibiliza pessoal, bens, móveis e serviços para a realização das solenidades de colação de grau dos formandos dos cursos de graduação.

Portaria UNIPAM N. 1.852/2014

Regulamenta a Colação de Grau SIMBÓLICA.

Portaria FEPAM N. 360/2019

Proíbe a comercialização de produtos e serviços nas dependências do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Portaria UNIPAM N. 2.673/2020

Regulamenta a participação e a conduta de convidados nas Cerimônias de Colação de Grau, no Centro de Convenções e Eventos do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.



Importante


As informações contidas neste site encontram-se no documento denominado “Manual dos Formandos dos Cursos de Graduação (2020-2021)”, de uso exclusivo da Fundação Educacional de Patos de Minas – FEPAM/Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM, e devem servir como orientadoras, se aplicando exclusivamente aos Formandos dos Cursos de Graduação do UNIPAM (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológicos), cujas cerimônias de Colação de Grau estejam agendadas para os meses de Dezembro/2020 e Janeiro/2021.

A FEPAM e o UNIPAM poderão alterar as normas e as informações contidas neste site, a qualquer momento, sem aviso prévio, para atendimento de suas demandas institucionais. Os casos omissos serão dirimidos pela Secretaria Geral da FEPAM/UNIPAM.