Este espaço é destinado aos alunos formandos do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM e do Colégio Universitário.


É importante que o aluno saiba que a formatura significa todos os eventos que simbolizam – de forma festiva ou oficial – a conclusão dos seus estudos no UNIPAM ou no Colégio Universitário.


São exemplos desses eventos: a Sessão de Fotografias, a Aula da Saudade, a Colação de Grau, o Culto Ecumênico e o Baile de Formatura. Dentre os eventos citados, apenas a Colação de Grau é condição obrigatória para a conclusão do curso superior e para a obtenção do diploma de graduação. Para os alunos do Ensino Médio e dos Cursos Técnicos do Colégio Universitário não há Colação de Grau, mas uma cerimônia oficial de formatura.


Abaixo, há um menu com itens onde disponibilizaremos diversas informações importantes para os alunos, tais como: as datas das cerimônias de colação de grau, as formas de contratações de empresas credenciadas, os direitos e as obrigações de cada um, a participação nas homenagens, as modalidades de colação de grau, as formas de participação, etc.


Colação de Grau

A Colação de Grau é um ato oficial, público e obrigatório aos formandos e, como tal, integra as atividades e as festividades de formatura de todos os cursos e do calendário de eventos do UNIPAM.

A Colação de Grau pode ser chamada de Outorga de Grau. No mundo ocidental, a Colação é uma das mais importantes e tradicionais cerimônias acadêmicas. Por se tratar de um ato oficial, existe um protocolo formal a ser seguido, assim como um planejamento adequado pela comissão de formatura e, em consonância com os gestores educacionais, o atendimento de um conjunto de normas e regulamentações.

A cerimônia é realizada em sessão solene e pública, outorgando o grau de Bacharel, Licenciado ou Tecnólogo, conforme a proposta legal de oferta do curso escolhido pelo formando.

A emissão do Diploma somente acontece após a Colação de Grau e segue normas específicas da Secretaria Acadêmica e do Estatuto do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.

Como já dissemos antes, para os alunos do Ensino Médio e dos Cursos Técnicos do Colégio Universitário não há Colação de Grau, mas uma cerimônia oficial de formatura. Também, para os alunos do Ensino Médio e dos Cursos Técnicos do Colégio Universitário, a emissão dos documentos de conclusão não depende da participação na cerimônia oficial de formatura.



Serão realizadas 13 (treze) cerimônias para promover a colação de grau oficial/formatura das turmas dos cursos de graduação do UNIPAM, estimando-se a participação de mais de 1.300 (um mil e trezentos) formandos e um público de aproximadamente 2.400 (dois mil e quatrocentos) convidados por cerimônia/noite.

As cerimônias de colação de grau/formatura serão realizadas no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM nos dias, horários e locais divulgados abaixo (Ordem Cronológica):

DATA/HORA DIA DA SEMANA LOCAL CURSO(S)/TURMA(S)
1 25/07/2024
20h
5ª feira Centro de Convenções e
Eventos - CCE
TODOS OS CURSOS DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)
2 26/07/2024
20h
6ª feira Centro de Convenções e
Eventos - CCE
AGRONOMIA (HÍBRIDO)
ENGENHARIA DE MINAS (HÍBRIDO)
MECÂNICA DE PRECISÃO
3 03/12/2024
20h
3ª feira Centro de Convenções e
Eventos - CCE
MEDICINA
4 06/01/2025
20h
2ª feira Centro de Convenções e
Eventos - CCE
FARMÁCIA
FISIOTERAPIA
5 07/01/2025
20h
3ª feira Centro de Convenções e
Eventos - CCE
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENFERMAGEM
6 08/01/2025
20h
4ª feira Centro de Convenções e
Eventos - CCE
ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO COMERCIAL
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
7 09/01/2025
20h
5ª feira Centro de Convenções e
Eventos - CCE
DIREITO
8 13/01/2025
20h
2ª feira Centro de Convenções e
Eventos - CCE
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
COMUNICAÇÃO SOCIAL
9 14/01/2025
20h
3ª feira Centro de Convenções e
Eventos - CCE
NUTRIÇÃO
ODONTOLOGIA
PSICOLOGIA
10 15/01/2025
20h
4ª feira Centro de Convenções e
Eventos - CCE
ARQUITETURA E URBANISMO
ENGENHARIA CIVIL
ENGENHARIA ELÉTRICA
ENGENHARIA MECÂNICA
ENGENHARIA QUÍMICA
11 20/01/2025
20h
2ª feira Centro de Convenções e
Eventos - CCE
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
HISTÓRIA
PEDAGOGIA
MECÂNICA DE PRECISÃO
12 21/01/2025
20h
3ª feira Centro de Convenções e
Eventos - CCE
AGRONOMIA
MEDICINA VETERINÁRIA
13 27/01/2025
20h
2ª feira Centro de Convenções e
Eventos - CCE
TODOS OS CURSOS DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)

Datas das Cerimônias de Formatura do Colégio Universitário



Serão realizadas 03 (três) cerimônias para promover a Formatura dos alunos do Ensino Médio e dos Cursos Técnicos do Colégio Universitário, estimando-se a participação de mais de 1.300 (um mil e trezentos) formandos e um público de aproximadamente 2.400 (dois mil e quatrocentos) convidados por cerimônia/noite.

As datas, os horários e o local são agendados pela Secretaria-Geral, pela Reitoria do UNIPAM e pela Direção do Colégio Universitário, com a participação da Coordenação do Centro de Convenções e Eventos - CCE, não podendo sofrer alterações, visando atender o planejamento e a comodidade de alunos, de familiares e de demais convidados, além da observância às normas de segurança vigentes.

As Cerimônias de Formatura serão realizadas no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM nos dias, horários e locais divulgados abaixo (Ordem Cronológica):

DATA/HORA DIA DA SEMANA LOCAL CURSO(S)/TURMA(S)
1 23/07/2024
20h
3ª feira Centro de Convenções e
Eventos - CCE
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
TÉCNICO EM SEG. TRABALHO
2 24/07/2024
20h
4ª feira Centro de Convenções e
Eventos - CCE
TÉCNICO EM ENFERMAGEM
TÉCNICO EM FARMÁCIA
3 17/12/2024
20h
3ª feira Centro de Convenções e
Eventos - CCE
ENSINO MÉDIO


Fotografias, Aula da Saudade, Culto Ecumênico e Baile

A seguir, apresentaremos informações sobre as datas, os horários e os locais das fotografias das turmas, e sobre a preparação, a organização, o agendamento e o custeio da Aula da Saudade, da Missa, do Culto e do Baile.

Caso a Turma/Comissão de Formatura/Empresa de Fotografia opte por realizar as fotografias dos formandos fora do Campus do UNIPAM (em locais como: chácaras, salões ou hotéis), a atividade será de inteira responsabilidade do locador, do locatário, da comissão de formatura e da empresa de fotografia e filmagens.

Caso a Turma/Comissão de Formatura/Empresa de Fotografia opte por realizar as fotografias dos formandos no Campus do UNIPAM e nas dependências do UNIPAM e da FEPAM, deverá considerar que:

- A Turma/Comissão de Formatura deverá agendar a sessão de fotografias e comunicar por escrito (por e-mail) a data/horário à coordenação de curso e à Secretaria-Geral;

- As fotografias da turma deverão ser realizadas na própria sala de aula, espaço onde serão montados os estúdios pela empresa credenciada contratada pela turma;

- Se a turma desejar realizar as fotografias em espaços diferentes da sala de aula (em locais como: laboratórios, clínicas, centros clínicos, salas invertidas, etc.), deverá ser feita uma solicitação de autorização de forma prévia (com, no mínimo, 05 dias úteis de antecedência) à coordenação do curso (que verificará, com o coordenador do laboratório, da clínica ou do outro espaço específico, a disponibilidade para a sessão de fotografias) e à Secretaria-Geral do UNIPAM (para fins de comunicação aos departamentos de segurança/vigilância e limpeza/conservação). As fotografias nos espaços específicos somente poderão ser realizadas mediante autorização.

As empresas credenciadas para a realização de fotografias e filmagens no campus do UNIPAM podem ser consultadas neste site. Para isso, vá até a seção denominada EMPRESAS.

Importante :
Todos os professores, funcionários, alunos e convidados para as Cerimônias do UNIPAM e do Colégio Universitário devem observar as orientações contidas na Portaria 3.013/202 (Regulamenta a participação e a conduta de todos os participantes das Cerimônias de Colação de Grau do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM e de Formatura do Colégio Universitário, revoga a Portaria UNIPAM N. 2.868/2021 e dá outras providências).

Convites de Formatura

O UNIPAM e o Colégio Universitário comprarão, da gráfica que irá produzir os convites de luxo/semi luxo, 01 (uma) unidade de convite de cada turma, visando o envio e a apresentação aos dirigentes da Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM) e às demais autoridades locais.

Assim, pedimos que cada Comissão de Formatura indique qual gráfica foi contratada para a confecção dos convites por e-mail ([email protected]), para que a Secretaria Geral do UNIPAM possa articular, diretamente com as gráficas, a compra e o pagamento do convite.

Importante:

Todas as turmas/comissões de formatura, antes de enviar arquivo para a gráfica, deverão encaminhar o texto coletivo (sem as mensagens individuais) do convite (luxo/semi luxo) à Secretaria Geral do UNIPAM, por e-mail ([email protected]), para fins de revisão e de aprovação do texto.

A Secretaria Geral do UNIPAM providenciará a revisão dos convites e a devolução aos alunos (com aprovação ou com pedido de correção) para, posteriormente, ser enviado às gráficas, pela Comissão de Formatura da Turma.

CONVITES DE FORMANDOS DO UNIPAM

Os convites dos formandos do UNIPAM deverão conter, obrigatoriamente, os seguintes nomes, nesta ordem:

FEPAM
Presidente da Fundação Educacional de Patos de Minas - FEPAM
Sr. Paulo Vinícius Piva Hartmann

Vice-Presidente da Fundação Educacional de Patos de Minas - FEPAM
Dr. Alfredo Jesus Mitio Nakao

Diretor Executivo da Fundação Educacional de Patos de Minas – FEPAM
Sr. Ghassan Ricardo Pablo Tawil

UNIPAM
Reitor do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
Prof. Dr. Henrique Carivaldo de Miranda Net

Vice-Reitora do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
Profa. Dra. Sandra Soares

Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
Profa. Dra. Maria Marta do Couto Pereira Rodrigues

Pró-Reitor de Planejamento, Administração e Finanças do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
Prof. Me. Pablo Fonseca da Cunha.

Diretora de Graduação do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
Profa. Dra. Mônica Soares de Araújo Guimarães

Em seguida, devem ser colocados os seguintes nomes nos convites (inserindo titulação e nome completo), respeitadas as normas de escolha contidas no manual:

  • Coordenador(a) do Curso
  • Paraninfo(a)
  • Padrinho ou Madrinha
  • Professor(a) Que Dá Nome à Turma
  • Professores(as) Homenageados(as)
  • Juramentista – Nome do aluno
  • Outorga de Grau – Nome do aluno

A comissão de formatura poderá consultar a Secretaria do Bloco ou a própria Coordenação de Curso para saber, corretamente, o nome completo e a titulação do(a) coordenador(a) do curso, além dos(as) demais professores, antes de finalizar e enviar o texto do convite para revisão.

Importante:
Antes de encaminhar o convite à gráfica, sugerimos nos consultar para confirmar os nomes corretos e a titulação das autoridades e dos professores.

CONVITES DE FORMANDOS DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO

Os convites dos formandos do Colégio Universitário deverão conter, obrigatoriamente, os seguintes nomes, nesta ordem:

FEPAM
Presidente da Fundação Educacional de Patos de Minas - FEPAM
Sr. Paulo Vinícius Piva Hartmann

Vice-Presidente da Fundação Educacional de Patos de Minas - FEPAM
Dr. Alfredo Jesus Mitio Nakao

Diretor Executivo da Fundação Educacional de Patos de Minas – FEPAM
Sr. Ghassan Ricardo Pablo Tawil

Colégio Universitário
Diretor do Colégio Universitário
Prof. Dr. Fernando Dias da Silva

Coordenadora Pedagógica do Colégio Universitário
Profa. Me. Aparecida Silvério Rosa

Orientador Educacional dos Cursos Técnicos
Prof. Thiago Caetano dos Santos

Orientador Educacional do Colégio Universitário
Prof. Lindomar Lélis da Silva

Simbologia dos Cursos e Profissões

Cor, Faixa, Pedra e Juramentos.

Os juramentos de cada curso serão incluídos apenas no documento intitulado “Roteiro da Cerimônia de Colação de Grau” (UNIPAM) ou “Roteiro de Formatura” (Colégio Universitário), sendo uma cópia impressa desse roteiro entregue ao presidente da Comissão de Formatura de cada turma, para preenchimento. Conforme já mencionado anteriormente, esse Roteiro é um documento padronizado, que atende normas de cerimoniais e, dessa forma, não deve ser alterado (deve ser feito apenas o preenchimento das lacunas existentes).

Por tradição, as cores correspondentes aos cursos abaixo discriminados foram adotadas a partir de consultas aos conselhos regionais profissionais e websites de referência em formaturas de estudantes de cursos de graduação e de cursos técnicos.

As cores informadas abaixo são as mesmas que orientam, por exemplo, na definição das faixas (utilizadas com as becas, no dia da cerimônia de colação de grau/formatura). Os tipos de pedras e cores servem apenas como orientação para os(as) formandos(as) que desejarem, por exemplo, encomendar um anel de formatura.

  1. Administração: Grau: Bacharel – Faixa: Azul – Pedra: Safira;
  2. Arquitetura e Urbanismo: Grau: Bacharel – Faixa: Azul – Pedra: Safira Azul;
  3. Agronegócios: Grau: Tecnólogo Superior - Faixa: Azul escuro – Pedra: Safira;
  4. Agronomia: Grau: Engenheiro Agrônomo – Faixa: Azul – Pedra: Safira Azul;
  5. Ciências Biológicas: Grau: Bacharel / Licenciado – Faixa: azul – Pedra: Safira;
  6. Ciências Contábeis: Grau: Bacharel – Faixa: Rosa Claro – Pedra: Turmalina Rosa;
  7. Direito: Grau: Bacharel – Faixa: Vermelha – Pedra: Rubi;
  8. Educação Física: Grau: Bacharel / Licenciado – Faixa: Verde – Pedra: Esmeralda;
  9. Enfermagem: Grau: Enfermeiro – Faixa: Verde escura – Pedra: Esmeralda;
  10. Engenharia Ambiental e Sanitária: Grau: Eng. Ambiental – Faixa: Azul escura – Pedra: Safira Azul;
  11. Engenharia Civil: Grau: Engenheiro Civil – Faixa: Azul escura – Pedra: Safira Azul;
  12. Engenharia de Produção: Faixa: Azul – Pedra: Safira Azul;
  13. Engenharia Elétrica: Grau: Bacharel – Faixa: Azul – Pedra: Safira Azul;
  14. Engenharia Mecânica: Grau: Bacharel – Faixa: Azul – Pedra: Safira Azul;
  15. Engenharia Química: Faixa: Azul – Pedra: Safira Azul;
  16. Farmácia: Grau: Farmacêutico – Faixa: Amarela – Pedra: Topázio;
  17. Fisioterapia: Grau: Fisioterapeuta - Faixa: Verde - Pedra: Esmeralda;
  18. Gestão Comercial: Grau: Tecnólogo Superior - Faixa: Rosa – Pedra: Turmalina Rosa;
  19. Gestão Financeira : Grau: Tecnólogo Superior - Faixa: Azul – Pedra: Lápis-lazuli;
  20. Gestão de Recursos Humanos: Grau: Tecnólogo Superior - Faixa: Azul escura – Pedra: Safira;
  21. História: Grau: Bacharel / Licenciado – Faixa: azul - escuro – Pedra: ametista;
  22. Jornalismo: Grau: Bacharel - Faixa: Vermelha – Pedra: Rubi – Vermelho;
  23. Letras: Grau: Bacharel / Licenciado – Faixa: rosa – Pedra: Ametista;
  24. Medicina: Grau: Médico – Bacharel - Faixa: Verde – Pedra: Esmeralda;
  25. Medicina Veterinária: Grau: Médico Veterinário – Bacharel – Faixa: Verde – Pedra: Esmeralda;
  26. Nutrição: Grau: Nutricionista - Faixa: Verde escura – Pedra: Esmeralda;
  27. Odontologia: Grau: Bacharel – Faixa: Grená/Bordô - Pedra: Granada;
  28. Pedagogia: Grau: Licenciado – Faixa: roxa – Pedra: Safira/Ametista;
  29. Psicologia: Grau: Psicólogo – Faixa: Azul Royal – Pedra: Safira Azul;
  30. Publicidade e Propaganda: Grau: Bacharel - Faixa: Amarela – Pedra: Safira Azul;
  31. Sistemas de Informação: Grau: Bacharel – Faixa: Azul – Pedra: Safira;
  32. Zootecnia: Grau: Zootecnista – Faixa: Verde – Pedra: Esmeralda Safira;

Indumentária dos Formandos: Becas, Capelos e Canudos dos Formandos

O fornecimento/empréstimo de becas/capelos (indumentária) para os alunos formandos das turmas são de inteira responsabilidade da empresa de fotografia credenciada contratada pela turma.

As becas/capelos/faixas são indumentárias fornecidas gratuitamente aos formandos, conforme acordo/parceria firmada entre o UNIPAM e as empresas parcerias e credenciadas. As empresas credenciadas para a realização de fotografias e filmagens no campus do UNIPAM podem ser consultadas neste site. Para isso, vá até a seção denominada EMPRESAS.

Os canudos também fazem parte da indumentária gratuita e serão entregues a cada aluno (em forma de empréstimo) na Cerimônia de Colação de Grau / Formatura. As medidas/provas dessas indumentárias, bem como os procedimentos de empréstimo e devolução deverão ser articulados diretamente entre cada aluno da turma e a Empresa de Formatura.

Importante:
A obtenção do benefício da gratuidade na colação de grau (incluído o fornecimento de beca, capelo, canudo e faixa) está condicionada à assinatura de contrato entre cada turma/aluno e as empresas parceiras do UNIPAM para os serviços de Fotografia e Filmagem. Ressaltamos que o referido contrato não obriga a aquisição de fotografias/álbuns pelo aluno, mas dá direito e exclusividade à empresa contratada no registro de imagens durante a colação de grau da turma.

Acesso de Formandos e de Convidados / Estacionamento

No dia da colação de grau, poderão ser utilizados os estacionamentos do Centro de Convenções e Eventos - CCE, observando-se que há 884 (oitocentas e oitenta e quatro) vagas para carros (sendo 822 vagas para o público em geral, 18 vagas para pessoas com deficiência e 44 vagas para idosos). Também, há 160 (cento e sessenta) vagas para motocicletas.

O Centro de Convenções e Eventos – CCE do UNIPAM está situado na Rodovia MGC-354, Km 171 – Entroncamento com a Rodovia Patos/Sumaré – S/N, Km 0 – Zona Rural – Patos de Minas (atrás do Batalhão da 10ª CIA da Polícia Militar de Minas Gerais).


Acessar CCE



Colação de Grau Oficial

Colação de Grau Oficial


Para participação na Cerimônia de Colação de Grau Oficial (solenidade da turma, conforme dia/horário/local divulgados neste site, que ocorrerão nos meses de julho, dezembro e janeiro) NÃO É NECESSÁRIO PROTOCOLAR PEDIDO.

Ao concluir o curso de graduação (e cumprir todos os pré-requisitos para formação, sem qualquer tipo de pendência ou restrição),O NOME DO ALUNO SERÁ INCLUÍDO AUTOMATICAMENTE, pela Secretaria Acadêmica do UNIPAM, na Ata/Lista de formandos aptos para a colação de grau. Assim, PARA ESTA MODALIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU, NÃO É NECESSÁRIO NENHUM TIPO DE SOLICITAÇÃO OU PROTOCOLO JUNTO À SECRETARIA ACADÊMICA DO UNIPAM.

Salientamos que nenhum aluno é obrigado a participar de todas as festividades da formatura (baile, missa, culto, aula da saudade, festa de 100 dias...). A participação nesses eventos e a assinatura de contratos é individual e facultativa. Ao aluno que optar apenas pela colação de grau, não poderá ser cobrado nenhum valor pela participação nesse evento (a colação de grau é GRATUITA para todos os alunos do UNIPAM).

No entanto, devemos relembrar que a obtenção do benefício da gratuidade na colação de grau (incluído o fornecimento de beca, capelo, canudo e faixa) está condicionada à ASSINATURA DE CONTRATO entre cada aluno e as empresas de Fotografia e Filmagem parceiras do UNIPAM, que podem ser consultadas neste site. Basta clicar em EMPRESAS.

Ressaltamos que a assinatura do contrato supramencionado não obriga o aluno à aquisição de fotografias/álbuns, mas dá direito e exclusividade à empresa contratada para o registro de imagens durante a cerimônia de colação de grau da turma.

Todo aluno deve estar ciente que a participação na colação de grau é condição obrigatória para requerer e obter o diploma de conclusão do curso de graduação.



Preparativos e Ensaio dos Formandos

Uma equipe de Cerimonial, contratada pelo UNIPAM, realizará os ensaios visando à preparação dos formandos para a participação nas Cerimônias de Colação de Grau. Os ensaios serão realizados no Centro de Convenções e Eventos – CCE/UNIPAM, nos seguintes dias e horários:

DATA E HORÁRIO DO ENSAIO DIA DA SEMANA DO ENSAIO CURSO(S)/TURMA(S)
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10




Importante


As informações contidas neste site encontram-se no documento denominado “Manual dos Formandos dos Cursos de Graduação do UNIPAM”, de uso exclusivo da Fundação Educacional de Patos de Minas – FEPAM/Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM, e devem servir como normas orientadoras, se aplicando exclusivamente aos Formandos dos Cursos de Graduação do UNIPAM (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológicos), cujas cerimônias de Colação de Grau estejam agendadas para os meses de dezembro e janeiro, no Centro de Convenções e Eventos – CCE.

A FEPAM e o UNIPAM poderão alterar as normas e as informações contidas neste site, a qualquer momento, sem aviso prévio, para o atendimento de suas demandas institucionais. Os casos omissos serão dirimidos pela Secretaria-Geral do UNIPAM.

Tamanho do texto

Comandos de acessibilidade